Vem, a Poesia, eu vos conto, rastejando por entre o lixo, como um gato à procura de qualquer coisa...
CUSCUVILHAI! CUSCUVILHAI!... QUE NESTE BLOG QUASE TUDO SE PASSA NOS COMENTÁRIOS!
Isto pode parecer um concurso e é, de facto, com o que mais se parece

Olá amigos, é o professor Saraiva quem vos fala! E, à primeira vista, isto pode parecer um concurso e é, de facto, com o que mais se parece, pelo menos, à primeira vista, no entanto, seria mais correcto compará-lo com outra coisa qualquer. Como de momento não me lembro o quê, chamemos-lhe um ponto de encontro de almas sensíveis e mentes abertas ao apelo da grande Arte Poética.

Ora, num contexto destes, pensar-se em prémios e gratificações é de uma mesquinhez inqualificável, de merdosa. Haveria de servir-vos de consolação e júbilo o serdes publicados neste espaço de tão requintado gosto e exigente gabarito, mas, já andamos nisto há muito tempo e sabemos do que a casa gasta, por isso é bem provável que vos ofereçamos uma qualquer lembrança, ou singelo regalo, como prémio e distinção...

Até lá, que deus vos cubra!

a sacramental imagem inspiradora

oh admirável Mundo novo, que tão sublimes ovos pões!

11 comentários:

  1. Carlos Jorge Carlos, Laranjeiro Nation 4Everquinta-feira, 09 abril, 2009

    Refocilam pelo meio do entulho
    Rasgam com as patas restos de carnes suspeitas
    Avançam os narizes ensanguentados farejando a morte
    Olham de soslaio as sombras que se arrastam famintas pelas esquinas da escuridão
    Animais selvagens de uma bestialidade ainda desconhecida
    Deixam atrás de si um rasto nauseabundo de pestilência e crime
    Desconfiados mostram os dentes podres
    Num esgar de ameaça que não esconde o medo que sentem
    Arrastam-se contorcendo-se de dores insuportáveis
    Os ventres incham-lhes em espasmos terríveis como se fossem dar à luz criaturas medonhas
    Agacham-se no meio do lixo e abrem as pernas em poses obscenas
    Olham-nos nos olhos com uma expressão aflita
    O ar à volta gela o silêncio que nos envolve
    Todo o tempo se cristaliza ameaçando rachar-se em dois
    E eles, sem um grito, mas com um olhar suplicante, começam a cagar
    Caixas de música e Títulos do Tesouro.
    Oh admirável Mundo novo,
    Que tão sublimes ovos pões


    espero que esteja tudo bem
    qualquer coisa apitem
    abraços
    do cajó

    ResponderEliminar
  2. Ó porfessor Saraiva, você tem de me desculpar eu já não aparecer por aqui há tanto tempo, mas você nem sonha o porblema que eu tive, raios o partissem mais a quem inventou as pedras sejam lá elas de qualidade foram. Olhe, logo a seguir a eu sair daqui do seu blog da última vez que cá estive, então não é que me começam a dar umas dores nas cruzes que aquilo era de uma pessoa ganir, ó porfessor, pela minha saudinha que nunca tinha visto uma coisa assim! De maneira que quando eu cheguei a casa a minha patroa viu-me naquele estado e teve mesmo que ser, ligou para um rapaz meu amigo da Terruge que é bombeiro voluntário e pronto, fui de charola para o hospital. Quando o médico se me põe a olhar para uma radiografias aos rins que eles me tiraram – quer dizer, ó porfessor Saraiva, tiraram-me foi a radiografia, graças a Deus, que os rins ainda cá estão – e me começa a dizer que aquilo estava mau, aí é que é eu percebi que aquilo estava mau. Na explicação que ele me deu, aquilo eram umas pedras mármore que se tinham ali enquistado nos rins, de maneira que eram umas dores que você nem queira saber… Mas pronto, já me tiraram as pedras e agora já aqui estou outra vez fresquinho que nem um repuxo, já há bocado estive ali a dar-lhe com uma sandes de bife e uma Cergal, e a minha patroa também está boazinha graças a Deus e encomenda-se, de maneira que agora vou até casa a ver se janto, até mais loguinho.

    Manel José

    P. S.: Agora também lhe digo, ó porfessor Saraiva, muita poesia catita você aqui tem recebido, raios o pisquem! Isto realmente está uma coisa digna de se ver, sim senhora!

    Agora, outra coisa: Quem me escreveu uma cartita assim de fugida no outro dia foi aquele salafrário do Scheinswitzer, mas eu ao depois não lhe pude responder, porque foi na altura que eu fui operado, e a ver se lhe escrevo agora. Essa criatura por acaso não tem aparecido por aqui?

    Quem eu encontrei também lá no hospital, que estava lá para ser operado à vesícula, foi um rapaz de Odivelas que foi meu capitão na tropa, veja lá há quanto tempo que a gente não nos víamos. Aquele moço era um pândego, também lhe digo, de cada vez que a gente lhe dávamos com uma pinga boa que eu trazia dum primo que eu tenho ali em Dois Portos, o homem só queria era que eu mandasse nele. “Manda lá em mim, pá”, dizia-me ele, “manda lá em mim!”. E eu dizia-lhe assim: “Ó meu capitão, como é que eu vou agora mandar em você, se você é que é capitão e eu sou praça?” Mas o gajo tinha embirrado para ali e pronto “Caraças, Manel José", punha-se ele a berrar, "tu mandas em mim e é já, ouviste?, que isto é uma ordem do teu capitão!” E pronto, eu lá tinha de mandar nele. Já viu isto, ó porfessor Saraiva?

    ResponderEliminar
  3. Pois é amigo José, uma pedra no rim!?...a vida é assim! Mas olhe, sabe o que lhe digo, antes mármore que basalto, que é aonde os pombos cagam d’alto. E, tirando os rins, como vai o resto?
    Quanto ao nosso comum amigo Alberto, não sei ao certo, se anda longe ou perto, mas considero que se encontre perfeitamente.
    É curioso o amigo José invocar esse episódio que viveu durante o serviço militar. Como sabe eu nunca prestei esse serviço à Pátria, derivado à espondilose e também a alguns conhecimentos no ministério da Marinha. Eu não fui, mas a minha falecida e segunda esposa assentou praça em Tancos e contava muita vez de quando ficava de castigo ao fim de semana e o capitão lhe chegava ás 2 e 3 da manhã já bêbado e a acordava: oh Trafaria (ela era da Trafaria) vai-me estrelar dois ovos e estrela dois p’ra ti também e senta-te aqui a conversar um bocadinho… dizia ela que, nessas alturas, a única solução era ficar a comer ovos estrelados com o capitão e abrir mais uma garrafa de vinho. Coitada da minha Etelvina, que deus a tenha.
    E olhe, gosto em vê-lo e disponha
    Sempre por aqui a esta hora

    Alcino M.Saraiva
    aliás,
    Prassissoalcino

    ResponderEliminar
  4. Rogério Fotocópia, dos Dois Ladossexta-feira, 10 abril, 2009

    Rogério Fotocópia, residente na freguesia dos Dois Lados, Nêspera Doida.

    Queria saudar, primeiro que tudo e efusivamente, esta iniciativa e desejar aos seus autores e laboriosos obreiros todas as felicidades e bons auspícios.
    Seguidamente, deixo-vos este poema da minha autoria, que, curiosamente, já tinha escrito há uns anos, visto que se trata de uma temática que sempre me preocupou e é, aliás, recorrente em toda a minha curta, porém despretensiosa, produção poética.
    Considerações ao professor Saraiva e os meus respeitos à menina Alice.
    Até breve.


    Oh admirável Mundo novo,
    Que tão sublimes ovos pões!
    Pensava Deus, certo dia,
    Sozinho com seus botões…
    E o pensar fez-lhe fome.
    Levantou-se e foi comer,
    Mas sem deixar de pensar,
    Enquanto punha a aquecer
    Um caldo verde fresquinho,
    Acabado de fazer.

    Oh sublime caldo de couve.
    Ouviu-se então a dizer.

    E enquanto Deus comia,
    Em silêncio, reflectia
    Nesse pensamento atroz
    E parece que sentia,
    Lá por dentro, em rebeldia,
    A tripa toda a dar nós.

    Se nesse dia, a costela,
    Que do Adão que dormia,
    O futuro adivinhasse,
    Melhor fora que a fritasse,
    Com batatas a comesse,
    Ou então, que a rifasse.

    Ovos sublimes, à brava,
    Pois não se está mesmo a ver…
    Dizia, enquanto soprava
    A sopa, p’r’àrrefecer…

    Foi quando, de supetão
    Uma ideia o fez sorrir.
    Sublimes são, pois então,
    Vou fritar dois, a seguir!


    Rogério F.

    ResponderEliminar
  5. Manuel Histórico, de Ganir dos Boissexta-feira, 10 abril, 2009

    Amigos, envio este soneto, na certeza porém.
    Por consequência, desejo que façais a gentileza de o incluir na vossa gazeta poética, de que já sou leitor atento e entusiasmado.
    Considero-me um auto-didacta e uma pessoa sem estudos. Talvez por isso nunca tive a oportunidade de fazer ouvir a minha voz além do exíguo espaço da minha sórdida mansarda, onde chove como na rua, eu é que sei... Mas não me queixo.
    Só uma pergunta. O televisor liga-se onde? É que aqui, em Ganir dos Bois só temos corrente alterna.Ás vezes há, outras vezes, não.
    Era só isto. Bom dia.
    ----------------------

    Oh admirável mundo novo,
    Que tão sublimes ovos pões.
    Pode o mundo pôr um ovo?!
    Essa é a questão das questões.

    Que o cu do mundo, sabemos
    Que fica fora de mão;
    Se põe ovos… ignoremos,
    Talvez possa, ou talvez não.

    Mas no caso afirmativo
    Se for essa a circunstância
    Acho muito positivo

    E fique já paralítico
    Se lhe nego a importância
    Ou me ouvem um par’cer crítico



    Manuel Histórico, Ganir dos Bois, Portugal

    ResponderEliminar
  6. Boa Páscoa a todos, menos aos borregos! Aproveito esta capacidade para acrescentar a minha, por minha vez, à vossa voz. É nesse contexto, que a seguir deixo, este pequeno texto.
    Chamo-me Manuel, o que, com o tempo, tive de admitir que é um perfeito disparate. De facto, para quê chamar-me, se já aqui estou?!... A vida é cheia de mistérios e pequenos absurdos. Mudo de assunto e não vos tomos mais tempo.
    Resumidamente,

    Manuel Fazquefunga e Tosse, vila de Atravessados na Cama, conc. de Mau Dormir.



    Os ovos que pões e lanças
    Neste mundo a rebolar
    É uma pena não podermos
    Fritá-los a gente ao jantar
    São sublimes não duvido
    Alguns são ovos-surpresa
    Mas continuam sem ser
    Coisa de comer á mesa
    E para que serve então
    Um ovo que não se come
    P’ra que serve se a questão
    Enfim, se o mal é fome
    Admirável mundo novo
    Maior fora a admiração
    Se desse tal bendito ovo
    Nascesse um galo capão
    Que isso sim já se podia
    dizer-se que a bem dizer
    isso sim que já trazia
    qualquer coisa de comer
    um galo capão assado
    no forno com batatinha
    oh mundo novo obrigado
    e cumprimentos à galinha



    Até uma próxima, menos aos texugos.

    ResponderEliminar
  7. Xavier Lopes, estação de serviço de Aveirassegunda-feira, 13 abril, 2009

    Olá o meu nome é Xavier Lopes e agora não posso explicar mais nada. Tenho a consciência que o poema que mando não me saíu grande coisa, mas paciência. O que conta é a intenção, não é verdade?
    Fiquem bem e tenham saúde.

    Convulsões e combustões
    Extinções e reflexões
    Demissões e convicções
    Construções e corrupções
    Congestões e decisões
    Borrachões e cachações
    Canastrões e comissões
    Multidões e procissões
    Privações e pavilhões
    Pelotões e promoções
    Propensões e precauções
    Presunções e prestações
    Podridões e erupções
    Reclusões e refracções
    Soluções e traduções
    Restrições e tradições
    Prevenções e perdições
    Secreções e excreções
    Tropeções e vibrações
    Vocações e tentações
    Sugestões e assombrações
    Opressões e aparições
    Omissões e exortações
    Explorações e embirrações
    Infiltrações nas canalizações

    Oh admirável mundo novo
    Que tão sublimes ovos pões

    ResponderEliminar
  8. Zen Rodrigues, de Osaka, Japãoterça-feira, 14 abril, 2009

    olá, o meu nome é Zen e gosto pouco de falar
    por isso mando um haiku

    em maio canta a popa
    pia o gaio
    oh admirável mundo novo
    que tão sublimes ovos pões

    ficai em paz e aum a todos

    ResponderEliminar
  9. Maria U. Q. Faria, da Trafariaquarta-feira, 15 abril, 2009

    Caro Professor Saraiva,

    Queria aproveitar esta oportunidade para concorrer ao seu concurso de poesia subordinada a mote, mas a modéstia, se não mesmo a consciência dramática as minhas infelizmente limitações, impedem-me obviamente de concorrer ao primeiro lugar, pelo que esta candidatura que agora apresento é apenas ao segundo ou ao terceiro lugar, com a sua licença.

    Melhores beijinhos,

    Maria

    Admirável mundo novo,
    que sublimes ovos pões!
    Sei que vendes cada ovo
    a três por cinco tostões
    e eu quase me comovo,
    quase cedo às emoções,
    mas depressa me demovo
    de cair em sensações:
    se é no molhado que chovo,
    há-de haver ocasiões
    mais enxutas, e então louvo
    os lindos ovos que pões!


    Ó mundo d’admirações!*
    Que sublimes, oh, vos pondes
    assinalados barões,
    marqueses, duques e condes,
    se comeis (o que eu aprovo!...),
    os sublimes ovos, pois,
    cujos louvores renovo.
    Mas se os comeis dois a dois,
    nas contas, p’lo que comprovo,
    vão surgindo confusões,
    que o preço de cada ovo
    é três por cinco tostões…

    Admirável mundo novo,
    que sublimes ovos pões!
    Grande poeta é o povo
    e a Rosinha dos limões.
    Sim! Admirável o mundo
    dos sublimes ovos, pois,
    mas não será que, no fundo,
    está o carro antes dos bois?
    Admirável mundo novo,
    surgem-me interrogações…
    A maior é cada ovo
    ser três por cinco tostões…

    Maria U. Q. Faria, da Trafaria

    * verso alternativo: Ó mundo, d’Odemira sois

    ResponderEliminar
  10. José S. Bento, sem domicílio assim muito fixoquarta-feira, 15 abril, 2009

    Caro Senhor Professor Doutor Alcino Magalhães Saraiva,

    Achei por bem submeter à apreciação de V. Exa. um poema que compus com base no mote por si proposto, se bem, reconheço, trapaceando o que pude para o tornar mais digerível, liberdade essa, poética, que espero V. Exa. me perdoe, o que, se não for o caso, também não é caso para grandes preocupações ‒ pelo menos para mim, para V. Exa. não sei…

    Despeço-me apresentando o meu melhor cumprimento
    E votos de um rápido restabelecimento

    Atenciosamento,

    José S. Bento

    N.B.: O meu apelido não é São Bento, note bem, o S. é uma abreviatura do apelido materno, que, por razões que não vêm aqui ao caso, tenho um certo pejo em revelar…

    Mote:
    Oh admirável mundo novo
    Que tão sublimes ovos pões

    I
    No cabelo usa uma fita
    e traz a cingir-lhe a cinta
    um cinto cheio de pinta;
    outra coisa bem catita
    é a calça de veludo,
    mas a blusa de cetim,
    pelo menos para mim,
    é que é o melhor de tudo,
    e assim vai pela floresta
    sem cuidados, bela e só,
    vai visitar a avó,
    e leva-lhe numa cesta
    saborosos doces d’ovo
    e um belo pão de ló…
    Como vai fermosa! Oh
    admirável mundo novo!

    II
    Na perna usa uma fita
    que é sinal de realeza
    e é altiva, sua alteza,
    e sem dúvida acredita,
    ser a galinha mais nobre,
    mas desespera, coitada,
    quando lhe é apresentada
    outra que, de origem pobre,
    é senhora de um tesouro
    muito maior do que o dela.
    É que os ovos que a singela
    galinha põe… são de ouro!
    “Ponho ovos aos milhões
    mas sempre de pechisbeque…
    E tu, caraças, como é que
    tão sublimes ovos pões?”

    ResponderEliminar
  11. Isidro Linguiça, de Armário Tosco, Fagulhas de baixoquarta-feira, 15 abril, 2009

    Bom dia, apesar de tudo. É que eu era para ficar calado, mas depois pensei melhor e disse: não, Isidro Linguiça, tu não te podes calar, que isto já é palhaçada a mais. Em verdade, não sei o que será melhor. Ignorá-la, ou tratá-la desta forma aviltante, sujeitando-a a motes tão vis e desprezíveis, à Poesia...
    Será que as vossas mentalidades retorcidas e estéreis não conseguem alcançar patamares mais subtis e voláteis, como o que a Poesia exige e reclama. O Amor Eterno. O Canto das Aves nos Jardins de Psiche. A Glória dos Anjos , a Alegria dos Arroios, as Flores em Entrecampos,ou até mesmo, em versão épica e patriótica, a peruca do marquês de Pombal...!
    Tinha que dizer isto, desculpem e passar bem.

    Uma prancha de contraplacado
    Encharcada em gasolina
    Também tem o seu encanto
    Uma poesia fina
    E então se lhe chegarmos
    Um fósforo amorfo a arder
    É um regalo para a vista
    É poesia a valer
    Um espectáculo dantesco
    Como se costuma dizer

    E então se for um sapo
    Com três pernas e zarolho
    Vão dizer que motes parvos
    Sou só eu que os escolho

    Que vocês não não senhora
    Só coisas muito importantes
    Muito intelectuais
    Só motes muito interessantes

    Oh admirável mundo novo
    Que tão sublimes ovos pões!...
    Oh Isidro tira as calças
    Que aqui podes entrar de calções…



    Provisoriamente,
    Isidro Linguiça

    ResponderEliminar