Vem, a Poesia, eu vos conto, rastejando por entre o lixo, como um gato à procura de qualquer coisa...
CUSCUVILHAI! CUSCUVILHAI!... QUE NESTE BLOG QUASE TUDO SE PASSA NOS COMENTÁRIOS!
Isto pode parecer um concurso e é, de facto, com o que mais se parece

Olá amigos, é o professor Saraiva quem vos fala! E, à primeira vista, isto pode parecer um concurso e é, de facto, com o que mais se parece, pelo menos, à primeira vista, no entanto, seria mais correcto compará-lo com outra coisa qualquer. Como de momento não me lembro o quê, chamemos-lhe um ponto de encontro de almas sensíveis e mentes abertas ao apelo da grande Arte Poética.

Ora, num contexto destes, pensar-se em prémios e gratificações é de uma mesquinhez inqualificável, de merdosa. Haveria de servir-vos de consolação e júbilo o serdes publicados neste espaço de tão requintado gosto e exigente gabarito, mas, já andamos nisto há muito tempo e sabemos do que a casa gasta, por isso é bem provável que vos ofereçamos uma qualquer lembrança, ou singelo regalo, como prémio e distinção...

Até lá, que deus vos cubra!

"sou pequenino, mas não me faz grande confusão" - um mote pateta, já com a cabeça noutro sítio

Pois, esta que vedes é a nossa amiga Alicinha, já a fazer planos para as férias que se aproximam, a passo de cavalo marinho...
Ela sempre foi uma rapariga muito organizada, por isso mesmo a escolhi para organizar a balbúrdia, a que a minha alma poética deixa, por vezes, chegar este cantinho e o meu lava loiças.
Serve também para vos ir avisando que estamos quase a ir, portanto, de férias, portanto. (A repetição é propositada. Chama-se, em retórica, uma "repetição propositada"). Mas disso vos daremos conta no final desta semana.
Entretanto deixem que vos apresente o mote escolhido aleatoriamente por um anão para esta semana:

"sou pequenino, mas não
me faz grande confusão"

2 comentários:

  1. Olá, então? eu sou o João, moro em Azeitão, com a minha avó e o meu irmão, numa modesta habitação, de pouco mais de uma divisão, sub-cave e rés do chão, mas com muita arrumação. escrevi na intenção de mandar uma canção, mas faltou-me a inspiração e mudei de opinião.falou mais alto a razão. mas não perco a ocasião, e ensino-vos uma oração, que é de muita devoção e que, diz a tradição, nos livra de uma aflição, que nos dá consolação. Então prestem atenção!

    sou pequenino, mas não
    me faz grande confusão
    porque deus é um matulão
    e prega-te um estaladão


    obrigado p'l'atenção

    ResponderEliminar
  2. Zé Grifos, de Viseuquarta-feira, 15 julho, 2009

    acordei sobressaltado
    qualquer coisa me acordou
    um barulho inusitado
    que muito me assustou
    não consegui perceber
    na primeira ocasião
    de onde vinha, quer dizer
    se do tecto se do chão
    apurei o meu ouvido
    desafiando o temor
    com o pescoço estendido
    a ver se ouvia melhor
    esperei um bocadinho
    e lá se ouviu outra vez
    devagar e de baixinho
    com uma certa timidez
    mas bem sonante contudo
    bem sonante e soletrado
    quem falava não era mudo
    e tinha bem decorado
    uma espécie de refrão
    um pouco tonto talvez
    mas sempre em repetição
    uma e outra e outra vez
    mas de onde vinha afinal
    essa voz misteriosa
    de timbre meio gutural
    e ao mesmo tempo fanhosa
    e que quer ela afinal
    o que busca o que reclama
    será esp'rito ou animal
    debaixo da minha cama
    e será que vem por bem
    ou será que é bicho mau
    devo dar-lhe um passou-bem
    ou devo dar-lhe com um pau
    seja o que for é pequeno
    a julgar pela voz que tem
    mas o lacrau tem veneno
    e é pequeno também
    pequeninas as bichezas
    que provocam infecções
    por isso nunca há certezas
    e todas as precauções
    mesmo as mais disparatadas
    podeis crer não são demais
    que anda aí almas penadas
    coisas sobrenaturais
    mas desta feita parecia
    uma coisa bem real
    uma voz que repetia
    uma lenga lenga tal
    que a muito custo se ouvia
    difusa na escuridão
    uma voz que repetia
    numa espécie de obsessão

    sou pequenino, mas não
    me faz grande confusão
    sou pequenino, mas não
    me faz grande confusão
    sou pequenino, mas não
    me faz grande confusão

    fui ver
    e era o cão.



    Zé Grifos, vidente, visionário, vidraceiro, de Viseu

    ResponderEliminar